Glória de Dourados, 28 de Março de 2024
Quinta, 12 de Abril de 2018 - 09h37
Vacina contra dengue tem 66% de eficácia
A vacina passou a ser contraindicada para pessoas que não tiveram dengue

Correio do Estado

Os resultados da vacina contra a dengue mostraram uma eficácia de 66%, mas com ressalvas importantes. De acordo com a empresa responsável pela vacina Dengvaxia, a Sanofi Pasteur, testes pós-clínicos indicaram que pacientes que não tiveram contato com o vírus e foram vacinados estão mais propensos a desenvolver a forma mais grave da doença.

"A Sanofi desenvolveu um teste e levou os dados para a Anvisa, discutiu e trouxe a público. Existe um potencial de cinco casos em cada mil de evoluir para uma internação em cinco anos. Não houve nenhum caso de morte. Todos os pacientes foram tratados com hidratação e analgésico", explica Sheila Homsani, diretora médica da Sanofi Pasteur. Ela diz que os estudos para o desenvolvimento da vacina duraram 20 anos.

O público indicado para receber a imunização são pessoas de 9 a 45 anos. Disponível na rede privada, ela deve ser administrada em três doses. Embora com a eficácia de 66%, as vacina passou a ser contraindicada para pessoas que nunca tiveram dengue.

Segundo Isabella Ballalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a faixa etária atingida pela vacina é a mais difícil de ser imunizada. 

 
© 2012 - 2017 - GloriaInforma - Todos os Direitos Reservados