Glória de Dourados, 29 de Março de 2024
Quinta, 24 de Agosto de 2017 - 18h00
Prefeito Municipal participa de almoço na APAE de Glória de Dourados, em comemoração a Semana Nacional da pessoa com Deficiência Intelectual e múltipla-2017.
O almoço foi uma maneira de confraternizar e comemorar a semana nacional da pessoa com deficiência intelectual múltipla.
DA REDAÇÃO
GLORIAINFORMA

Fotos - JB SANTOSO prefeito Municipal de Glória de Dourados Aristeu Nantes do PEN participou nessa quarta feira 23 de Agosto de 2017, de um almoço no salão da APAE do município. O almoço foi uma maneira de confraternizar e comemorar a semana nacional da pessoa com deficiência intelectual múltipla. Na oportunidade tivemos a presença do Professor e cantor Antonio Correia e sua equipe, a presença da cantora Ana Carla que fez presença disponibilizando um tempo de sua agenda para estar cantando e animando o almoço com os alunos da APAE, esteve também presente além do prefeito municipal Aristeu Nantes o chefe de Gabinete Riccieri Schiave, o vereador Aribaldo Bispo, do PROS, Julio Cléverton, PT (Buguélo), vereadora Rosani Penze PEN, o vereador de Jatei Edson Paz, além da Diretora da APAE Giuliana Schiave, o presidente Vinícius Aquino, professores e Funcionários. Na oportunidade a diretora da APAE de Glória de Dourados Giuliana Schiave falou da programação e da semana Nacional da pessoa com Deficiência Intelectual múltipla, trazendo a público a real situação da entidade.  Atualmente, a entidade possui 58 alunos: 5 de Jateí e 53 de Glória de Dourados. O tema da semana nacional, que vai de 21 a 28 de agosto de 2017 em todo o Brasil, tem como objetivo trazer o olhar da sociedade para a entidade e focar nessas pessoas que geralmente são esquecidas.  Segundo Giuliana, todos tem direito a educação, saúde, bem-estar, necessidades que todos precisam suprir, e realizações porque todos eles possuem capacidade de contribuir com algo para a sociedade. A diretora também destacou o acompanhamento para as pessoas com necessidades especiais. A escola se divide em duas partes: Pedagógica e técnica. A Pedagógica avalia cada aluno de forma individual, pois alguns possuem capacidade de serem alfabetizados, mas nem todos tem a mesma facilidade porque possuem dificuldades até para coisas simples. Alguns nem se encaixam na parte Pedagógica e já vão direto para a técnica, que dispõe de acompanhamento físico, Fono e Psicólogo. Giuliana falou também de como as pessoas podem colaborar com a entidade, uma delas é se associar à entidade junto à secretaria da APAE.  A ajuda pode ser em qualquer quantia ou valor, pode ser em conta corrente, ou pessoalmente mês a mês, além de aceitarmos o trabalho voluntário e doações. No final a Diretora da APAE Giuliana Schiave agradeceu o apoio recebido pelas prefeituras de Jateí e Glória de Dourados, agradeceu os empresários, amigos que sempre colaboram, tanto financeiramente como voluntariamente, desta forma estamos sustentando a entidade ao longo desses anos finalizou Giuliana.

Fotos - JB SANTOS

SOBRE A SEMANA Nacional da pessoa com Deficiência Intelectual e múltipla-2017.

Fotos - JB SANTOS


A vida da pessoa com deficiência registra uma história de lutas e enfrentamentos. Enquanto no século XIX conviviam em instituições residenciais e sob os estudos médicos, o século XX, foi marcado pela desinstitucionalização de atendimentos dessa natureza e, ao mesmo tempo, pela institucionalização da educação especial, quando surgiram as escolas e classes especiais. Nos anos 70, sob a lógica “o deficiente pode aprender”, conforme Glat (2007), na busca pela efetiva participação da pessoa com deficiência no mundo educacional, a educação especial foi direcionada por outros princípios políticos, filosóficos e científicos, influenciam premissas básicas para suas ações.  Nessa época, sob a lógica “o deficiente pode se integrar na sociedade”, buscava-se a oferta de ambientes menos restritivos para sua educação, o que influenciou os textos normativos e outros caminhos, até se chegar à atualidade, influenciada pelos princípios e diretrizes da inclusão social, que tem desdobramentos nas políticas públicas diversas.  

Fotos - JB SANTOS

 

 

Fotos - JB SANTOS

Fotos - JB SANTOS

Fotos - JB SANTOS

Fotos - JB SANTOS

Fotos - JB SANTOS

Fotos - JB SANTOS

Fotos - JB SANTOS

Fotos - JB SANTOS

Fotos - JB SANTOS

Fotos - JB SANTOS

Fotos - JB SANTOS

Fotos - JB SANTOS

 

 
© 2012 - 2017 - GloriaInforma - Todos os Direitos Reservados