Glória de Dourados, 29 de Março de 2024
Quarta, 13 de Janeiro de 2021 - 11h32
Janeiro Branco: Cuidar da mente é cuidar bem da vida!
DA REDAÇÃO

A campanha Janeiro Branco foi idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão em 2014 com o propósito de conscientizar sobre o tema saúde mental, no qual convida as pessoas a refletirem sobre suas vidas e incentiva o debate sobre o tema em todos os espaços, a cor branca representa um quadro ou página em branco, no qual escreveremos ou desenharemos uma nova história da saúde mental, sem tabus e preconceitos que a cercam.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo, a campanha vem contribuir na construção, fortalecimento e disseminação de uma “Cultura da Saúde Mental” estimulando a elaboração de politicas públicas em benefício dos indivíduos.

A psicóloga Bruna Barroso destaca que é imprescindível a conscientização visto que a busca pelos cuidados com a saúde mental ainda é envolto por uma série de tabus, no qual o mês de janeiro foi escolhido, pois representa, simbólica e culturalmente um mês de renovação de esperanças e projetos na vida os indivíduos, então a campanha propõe o debate e planejamento de ações em prol da saúde mental, um marco estratégico para que as pessoas reflitam sobre a importância do cuidado e prevenção do adoecimento emocional, na busca por promoção de saúde mental e estratégias de enfrentamento nas diversas situações da vida.

. É notável as mudanças e impactos gerados pelo Covid-19 principalmente voltados a saúde mental, devido ao período de isolamento o mal estar psicológico pode se instalar, agravando ou gerando sofrimento psíquico, podendo levar a alguma manifestação psicopatológica, sendo efetivamente necessária a campanha, mobilizando a sociedade a importância da prevenção ao adoecimento emocional.

A psicóloga Franciele Rios Villetti ressalta que em tempos de grande adoecimento emocional (depressão, transtornos de ansiedade, comportamentos compulsivos, entre outros) em que vivemos uma campanha voltada a promoção e cuidado da saúde mental e educação emocional se faz necessária.  Em janeiro muitas pessoas acabam parando para refletir sobre suas metas, sobre mudanças, novos sonhos, projetos, como realizá-los, e assim podem estar mais propensas a parar e refletir sobre a importância de cuidar também de suas emoções e podem estar mais sensíveis para planejar e colocar em prática também mudanças interiores.

Que a primeira meta do seu ano seja cuidar de si, dos seus sentimentos e emoções. Zelar pelo seu bem estar emocional, ter um tempo para cuidar de si, praticar exercício físico, dormir bem, cultivar boas relações e não se cobrar tanto, assim como fazer psicoterapia são alguns cuidados para auxiliar na prevenção da saúde mental.

 

 

 

Bruna Pires Barroso

CRP 14/07668-1

Clínica Integrada

Rua Bento Machado Lobo 1887 – Glória de Dourados

 

 

Franciele Rios Villetti

CRP 14/07682-7

Atendimentos em Rio Brilhante - MS

 
© 2012 - 2017 - GloriaInforma - Todos os Direitos Reservados