Glória de Dourados, 28 de Março de 2024
Segunda, 03 de Maio de 2021 - 07h47
Caio e Júlio Buguelo são autores de projeto de lei que torna em serviço essencial todos os estabelecimentos de atividades físicas no município.
estabelecimentos de prestação de serviços de educação física, sendo públicos ou privados como forma de prevenir doenças físicas e mentais em Glória de Dourados

ADAUTO DIAS / DIAS MS
Júlio Cleverton dos Santos (Buguelo) – PT e Caio Gracia Souza – PATRIOTA - Fotos Adauto Dias

Os vereadores Caio Gracia Souza – PATRIOTA e Júlio Cleverton dos Santos (Buguelo) – PT apresentaram e foi aprovado projeto de lei que reconhece a prática da atividade física  e do exercício físico como essenciais para a saúde da população, e declara essencialidade dos estabelecimentos de prestação de serviços de educação física, sendo públicos ou privados como forma de prevenir doenças físicas e mentais em Glória de Dourados.

Assim, fica estabelecido que as academias de musculação, ginástica, natação, hidroginástica, artes marciais, futebol, voleibol e demais modalidades esportivas como atividades essenciais à saúde, mesmo em período de calamidade pública.

Poderá ser realizada a limitação do número de pessoas, além de adotadas medidas de contenção sanitárias objetivando impedir a propagação da doença, de acordo com a gravidade da situação e desde que por decisão devidamente fundamentada em normas sanitárias e de segurança pública, a qual indicará a extensão, motivos e critérios técnicos e científicos embaçadores das restrições que por ventura venha a ser expostas.

A atividade física regular é capaz de melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, ajudar no emagrecimento, diminuir o risco de doenças cardíacas, respiratórias através do fortalecimento dos pulmões e fortalecer os ossos. Esses benefícios podem ser alcançados em cerca de um mês após o início da atividade física regular, como caminhadas, pular corda, correr, dançar ou praticar musculação. Já o exercício físico (atividade física) de forma planejada e estruturada com objetivo de manter ou melhorar a aptidão física, deve ser operacionalizado por um profissional da área.

A constituição deixa claro que a saúde é um direito de todos e um dever do poder público de oferecer as condições necessárias para o melhor desenvolvimento do pleno exercício deste direito, através de políticas econômicas e sociais com foco na redução de doenças tanto físicas como psíquicas.

Também podemos estender a importância das academias de musculação, ginástica, natação, hidroginásticas, artes marciais e demais as modalidades esportivas como ferramentas para a preservação deste direito fundamental, todas com auxílio de profissionais de educação física na prestação deste serviço essencial para a saúde, resultando um aperfeiçoamento físico e psicológico, ensejando o direito à dignidade da pessoa humana, inclusive em tempos de pandemia.

Reunião dos vereadores Caio e Buguelo com profissionais da educação física
 
 
© 2012 - 2017 - GloriaInforma - Todos os Direitos Reservados