Glória de Dourados, 28 de Março de 2024
Quinta, 30 de Março de 2017 - 16h09
Fifa divulga proposta de divisão de vagas para Copa do Mundo com 48 seleções
Ideia da entidade é dar mais três vagas diretas para a Europa; América do Sul teria seises

R7

A Fifa apresentou sua proposta de distribuição de vagas para uma Copa do Mundo com 48 seleções nesta quinta-feira (30), incluindo um lugar automático para a Oceania, 16 vagas para a Europa - atualmente são 13 - e uma repescagem com seis países de diferentes regiões por mais duas vagas. A proposta será enviada ao Conselho da Fifa para a próxima reunião do órgão, no Bahrein, em maio, para uma decisão final, informa a Fifa.

Sob a proposta apresentada pelo comitê criado pela Fifa para a ampliação da Copa do Mundo em 2026, a Europa ficaria com 16 vagas, a África com nove, a Ásia com oito, a América do Sul com seis, a Concacaf com seis e a Oceania com uma, totalizando 46 times. O país-sede se classificaria automaticamente e sua vaga seria retirada de sua respectiva confederação.

As duas vagas restantes seriam decididas em um torneio de repescagem com seis países que aconteceria no país-sede da Copa do Mundo, possivelmente em novembro do ano anterior ao Mundial, afirmou a Fifa. Esse torneio teria um país de cada confederação, com exceção da Uefa, e uma extra para o continente do país-sede.

A atual distribuição é de 13 vagas para a Europa, cinco para a África, quatro para Ásia e América do Sul e três para a Concacaf. Ásia, América do Sul, Concacaf e Oceania também têm uma vaga cada em dois duelos da repescagem. A Fifa decidiu em janeiro ampliar o tamanho da Copa do Mundo de 32 seleções para 48.

 
© 2012 - 2017 - GloriaInforma - Todos os Direitos Reservados