Glória de Dourados, 29 de Março de 2024
Quinta, 31 de Outubro de 2019 - 11h25
Com eleição sob suspeita, diplomação de conselheiros tutelares é suspensa
Com eleição sob suspeita, diplomação de conselheiros tutelares é suspensa

CAMPO GRANDE NEWS

A homologação do resultado da eleição e a diplomação dos dez conselheiros tutelares eleitos no dia 6 deste mês estão suspensas em Dourados, a 233 km de Campo Grande. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (30) pela comissão eleitoral após várias denúncias contra os candidatos eleitos. Na cidade, 30 candidatos disputaram a eleição.

Depois de se reunir com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, a comissão suspendeu temporariamente o resultado e adiou sem prazo definido a posse dos eleitos.

De acordo com o site MS em Foco, o resultado ficará suspenso até que sejam julgados os recursos e analisadas todas as denúncias contra pelo menos quatro candidatos. Dourados possui dois conselhos tutelares, cada um formado por cinco conselheiros e cinco suplentes.

Mais votado entre os dez eleitos com 522 votos, o ex-vereador Francisco Saraiva é acusado de apresentar certidão falsa para comprovar ter trabalhado com crianças e adolescentes, como exige o estatuto da eleição.

Segunda mais votada com 465 votos, a conselheira reeleita Alicemar Rocha foi acusada de aliciamento de eleitores e compra de votos.

Tiago Aquino, que recebeu 258 votos, é acusado de não ter comprovado trabalho com crianças e adolescentes dentro do prazo estatutário. Já Maria de Fátima Medeiros, reeleita com 315 votos, foi denunciada por uso indevido de veículo do Conselho Tutelar em benefício próprio.

A comissão eleitoral vai notificar os candidatos denunciados ainda nesta semana para que apresentem defesa, segundo o MS Em Foco.

Além das denúncias contra esses quatro candidatos, a Justiça recebeu reclamações de candidatos derrotados que defendem a anulação completa da eleição por várias irregularidades, principalmente compra de voto e favorecimento por parte de membros da comissão organizadora.

 
© 2012 - 2017 - GloriaInforma - Todos os Direitos Reservados