Glória de Dourados, 28 de Março de 2024
Segunda, 23 de Abril de 2018 - 12h47
Competição da prova três Tambores será atração na 30ª Expoglória.
Prova dos 3 tambores contará com participação de meninas do Paraná, SP e MS.

GLORIAINFORMA

Competidoras de Glória de Dourados treinando na pista do Parque de Exposições.

Na 30ª edição da Expoglória acontecerá a primeira Prova de três Tambores com realização nos dias 27 e 28 de abril,  a partir das 20:30h antecipando o Rodeio em Glória de Dourados.  Nesse ano a categoria feminina terá uma premiação maior de todos os anos anteriores no valor de Cinco Mil reais em premiação. Este ano a festa contará com a participação de competidoras de MS, SP e Paraná, contando também  com a participação das atuais campeãs do circuito três tambores. Os organizadores destacam a importância e o crescimento desse esporte que cada vez mais está em ascensão no país.   No dia 29 de abril na Pista de Laço na Expoglória ocorrerá a 6ª Prova de três Tambores nas categorias Kids e Infantil entre 8 a 12 anos, Jovem 13 a 18 anos, no Feminino até 65 kg e Tira-Teima a partir das 10h00minh, se estendendo durante todo o dia, com premiação de R$ 4.000,00 em média.

 

Informações com Preto 999744296 ou Beatriz 999219553.

Entenda aqui a Modalidade três Tambores.

Três Tambores é uma prova de rodeio que traz charme e elegância para dentro da arena, pois é a única que tem participação feminina (homens também participam). Esta prova combina a habilidade atlética do cavalo e da amazona para contornar os três tambores, em um percurso triangular preestabelecido, no menor tempo possível.

A contagem é feita por um dispositivo eletrônico e começa quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida. A medida oficial entre os tambores é de 27,50m entre o 1º e o 2º, e de 32m entre o 2º e o 3º, podendo variar conforme a disposição da pista. A derrubada de cada tambor penaliza a competidora em cinco segundos acrescidos ao tempo final. O tempo da amazona depende de vários fatores mais comumente associados às condições físicas e mentais do cavalo, às habilidades da competidora e ao tipo de solo.

O juiz tem função de fiscal na modalidade. Após o término da apresentação, se o cavalo apresentar qualquer ferimento proveniente do chicote e ou da espora, a competidora é desclassificada.

Na sequência, todas participantes devem ser pesadas, junto com o próprio equipamento (sela e manta) da prova. O peso mínimo exigido é de 65 quilos para que a disputa fique equilibrada. São permitidos enchimentos (mantas extras) para completar o peso.

Acredita-se que a primeira competição de Três Tambores ocorreu no Texas com a criação em 1948 do “Girls Rodeo Association”, que em 1981 passou a chamar-se WPRA (Women’s Professional Rodeo Association) com a participação de 70 cowgirls. Elas procuravam espaço para as mulheres nas disputas de rodeio. Hoje, o esporte domina as atividades da maioria das associadas do WPRA, que são atualmente mais 2.300 que competem por milhares de dólares todos os anos com destaque para dois circuitos, o Ram National Circuit Finals Rodeo, em Oklahoma City,  no mês de abril, e o Wrangler National Finals Rodeo, em Las Vegas, no mês de dezembro.

Atualmente, a competição de Três Tambores está presente na maioria dos rodeios. Na competição, os cavalos não precisam apenas ser rápidos, mas fortes, ágeis e inteligentes. Força e agilidade são necessárias para manobrar na menor distância possível. Um cavalo que consiga manobrar rapidamente e seguir os comandos com precisão, fará a prova em menos tempo.

Três Tambores no Brasil

A modalidade Três Tambores chegou ao Brasil através da ABQM – Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha. Foi instituída como prova oficial de velocidade, juntamente com as modalidades Seis Balizas e Cinco Tambores.

Em 2003, as competidoras da modalidade resolveram formar a Associação Nacional dos Três Tambores (ANTT) para valorizar o esporte.  Desde 2004, já foram distribuídos mais de R$ 1 milhão em prêmios.

Em 2007, foi fundada a Associação Brasileira de Treinadores de Tambor e Baliza (ABTB)  pelo treinador Abelardo Peixoto  depois de sua estadia em 2002 com a treinadora americana Joyce Hommis. A ABTB foi criada nos mesmos moldes da Associação de Treinadores dos EUA, a BBR (Better Barrel Races).

Outra Associação, a National Barrel Horse Association (NBHA) foi fundada nos EUA em 1982 revolucionando a indústria dos 3 Tambores, criando vários formatos de competições, dividindo por nível amadores, crianças, sênior e profissionais e dando chances para todas as categorias.

A NBHA tem mais de 23.000 membros associados de todas as idades e afiliados em mais de 12 países incluindo o Brasil.

 
© 2012 - 2017 - GloriaInforma - Todos os Direitos Reservados