Glória de Dourados, 29 de Março de 2024
Sexta, 22 de Fevereiro de 2019 - 07h47
Programa de educação para escolas públicas abre inscrições até 30 de abril

Correio do Estado

Uma fábrica coletiva de saber. Assim pode ser definida a Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), que neste ano chega à sexta edição e foi lançada na última quarta-feira à noite em São Paulo, com novidades. 
Fruto da parceria entre a Fundação Itaú Social e o Ministério da Educação, está com inscrições abertas até o dia 30 de abril.

Trata-se de um concurso para professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) até o 3º ano do Ensino Médio (EM), aberto a todas as escolas estaduais e municipais do País . Uma das principais novidades para esta edição é a inclusão de um novo gênero/categoria de inscrição: documentário.

As demais continuam as mesmas de edições anteriores:
Poema - 5º ano EF
Memórias Literárias - 6º e 7º anos EF
Crônica - 8º e 9º ano EF
Documentário - 1º e 2º anos EM
Artigo de Opinião - 3º ano EM

O tema das produções para 2019 é “O lugar onde vivo” - mo mesmo de 2002 -, que permite aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Outra novidade está relacionada à primeira homenagem  feita pelo evento desde sua criação, e a escritora mineira Conceição Evaristo foi a escolhida “Nós trabalhamos a cada edição para que o programa seja um sucesso. Ele tem uma capilaridade imensa e, nós, alcançamos na última edição 98% dos municípios brasileiros. Um número significativo de professores e alunos! 

Isso causa uma diversidade bem importante, sendo um destaque também, neste período de execução, a escuta de seus autores: alunos e professores, que estão na base”, comentou Anna Hellena Altenfelder, 
presidente do Conselho de Administração do Cenpec.

Há novidades, ainda, no que se refere às premiações, que incluem nesta edição imersão pedagógica internacional para os professores e viagem cultural no Brasil para os estudantes. As escolas dos alunos vencedores receberão como prêmio acervo para reforço da biblioteca.

Para participar da Olimpíada de Língua Portuguesa é necessário que a secretaria de Educação à qual a escola é vinculada - municipal ou estadual - faça a inscrição por meio do Portal Escrevendo o Futuro.

A avaliação dos textos está marcada para ocorrer entre os dias 12 e 19 de agosto pela comissão escolar. Nas etapas Municipal e Estadual serão selecionados 569 estudantes e 443 professores na semifinal. Em seguida, serão apresentados os finalistas da fase regional e, por fim, a lista de finalistas.

A coordenadora geral de valorização, Saúde e Bem Estar dos Profissionais da Educação do Ministério da Educação (MEC), Mara Silvia André Ewbank, destacou que o reconhecimento do trabalho com Políticas Públicas tem repercutido fortemente no que diz respeito à formação de professores. “A gente sabe que este é um grande gargalo do nosso país e temos muita coisa a ser feita. Vamos acompanhar todas as etapas desse processo e tem tudo para ser um grande sucesso esta nova edição”.

A homenageada Conceição Evaristo começou a publicar bastante tarde. Escritora desde menina, ela viu suas histórias serem editadas pela primeira vez aos 44 anos, em 1990, na coletânea Cadernos negros, 
organizada pelo coletivo Quilombhoje. Ao falar sobre a OLP, disse que a escrita e a leitura são lugares que pertencem a todos. “Esta Olimpíada dá a oportunidade de os professores trabalharem com as histórias locais, que fazem sentido tanto para eles quanto para os alunos”.

Para Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social, "a Olimpíada confirma a importância da educação na perspectiva do desenvolvimento integral do aluno. Saber se expressar amplia repertórios e a capacidade de compreensão do mundo, fortalecendo a cidadania”.

 
© 2012 - 2017 - GloriaInforma - Todos os Direitos Reservados