Glória de Dourados, 29 de Março de 2024
Quinta, 21 de Dezembro de 2017 - 09h31
PF e Receita Federal deflagram operação de combate a lavagem de dinheiro
Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão

Correio do Estado

A Polícia Federal e a Receita Federal estão realizando em Campo Grande nesta manhã a operação Harpócrates. O intuito é combater introdução ilegal de mercadorias estrangeiras no Brasil e a sua posterior comercialização, sem o recolhimento dos tributos devidos.

De acordo com a Receita Federal, a operação é o desdobramento de duas investigações que desvendaram esquemas de prática do crime de descaminho e possível lavagem de dinheiro.

A primeira envolve a comercialização de uma grande quantidade de produtos eletrônicos em uma loja sediada num hotel dessa capital, expondo à venda mercadorias de alto valor agregado, como smartphones, notebooks, equipamentos de informática e de som, dentre outros.

A segunda investigação constatou que roupas de grife, de origem estrangeira, foram introduzidas no mercado nacional sem a sua regular importação e, posteriormente, eram vendidas em lojas dos investigados.

As medidas de busca e apreensão foram deferidas pelo juízo da 5ª Vara Federal de Campo Grande, com manifestação do Ministério Público Federal (MPF). Estão sendo cumpridos quatro  mandados de busca e apreensão.

Participam da operação três auditores-fiscais da Receita Federal, dois analistas-tributários da Receita Federal e dezoito Policiais Federais.

Harpócrates

O nome da operação faz referência à mitologia grega, na qual Harpócrates representa o deus do silêncio e segredo, contrastando com a ostentação apresentada por alguns investigados.

 
© 2012 - 2017 - GloriaInforma - Todos os Direitos Reservados