Glória de Dourados, 28 de Março de 2024
Segunda, 14 de Maio de 2018 - 07h53
Pela primeira vez em 40 anos, uma mulher disputa a presidência do Sistema Famasul
Federação representa produtores de 69 sindicatos rurais

Correio do Estado

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul) completou, no ano passado, 40 anos de trajetória, na representação da agropecuária do Estado. A entidade representa 69 sindicatos rurais e tem como objetivo atender os interesses dos produtores em uma região que se destaca nacionalmente na produção de grãos e carnes.

A cada três anos, um grupo de representantes forma uma chapa que é eleita pela categoria e, neste ano, os associados escolherão dois candidatos com uma trajetória profissional que se destaca pela vivência da atividade rural, bem como pela interlocução com setores econômicos e políticos de MS.

Entretanto, a novidade para 2018 ficou por conta de que, pela primeira vez na história da federação, uma mulher se candidatará ao cargo de presidente. Trata-se de Terezinha de Souza Cândido Silva, produtora rural, médica veterinária, ex-presidente do sindicato rural de Coxim e diretora da atual administração da Famasul.

Questionada sobre a decisão de compor um grupo independente que disputará o pleito frente à reeleição do atual presidente, a produtora rural explica.

“Tivemos um ano de muitas mudanças e crises em todos os segmentos da sociedade, no entanto, os empresários rurais foram os mais afetados. Vivemos uma crise de representatividade e nosso objetivo é agregar os produtores rurais. O fim da contribuição sindical rural teve um impacto muito forte para os sindicatos, portanto, temos de nos unir e nos reinventar para os próximos anos”, observa.

Terezinha reforça que o fato de ser uma mulher a assumir a liderança do grupo não é motivo de surpresa, pois o que deve ser analisado é a vivência e a experiência profissional do candidato.

“Atuo há 22 anos no sistema e comecei como instrutora educacional do Senar/MS. Também fui escolhida para representar um sindicato que representa um número expressivo de produtores rurais, no município de Coxim. Nosso objetivo é democratizar as decisões na federação e trazer os produtores ‘para dentro’ da entidade que os representa”, argumenta a produtora.

PROTAGONISMO

O atual presidente, Mauricio Saito, médico veterinário, e produtor rural, tem uma trajetória marcada por funções de liderança, como, por exemplo, presidente do sindicato rural de Itaporã por dois mandatos, presidente da Cooperativa Agrícola Mista Serra de Maracaju (Coopsema) e, ainda, liderou a Associação de Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS). Em 2015, foi eleito por chapa única presidente do Sistema Famasul.

Saito avalia que a gestão do atual grupo foi marcada pelo trabalho e dedicação focados em três aspectos: “Buscamos representar os interesses dos produtores rurais do Estado, o fortalecimento institucional e uma administração técnica pautada na tecnologia e eficácia. Trouxe das minhas experiências anteriores o entendimento de que não há soluções simples para o segmento rural, visto que tratamos de questões complexas e que envolvem outros setores da sociedade”, argumenta.

Como proposta de trabalho para o próximo triênio, o presidente da Famasul destaca que será fundamental manter o protagonismo da instituição frente ao cenário do agronegócio sul-mato-grossense. “Para atingir esses objetivos, reforçaremos as ações da federação nas três dimensões que uma representação de classe comprometida e responsável preconiza, que são: representação institucional, melhoria do ambiente produtivo e desenvolvimento e capacitação do produtor rural”, conclui.

GRUPOS

A chapa que concorrerá às eleições para o Sistema Famasul em 16 de junho de 2018 representada por Terezinha de Souza Cândido Silva é composta pelos seguintes participantes: Antônio Silvério de Souza (vice-presidente), Luiz Orcírio Fialho de Oliveira (vice-presidente) e mais 34 componentes.

Já o grupo que buscará a reeleição da federação, com Mauricio Kogi Saito, é formado pelos seguintes nomes: Luis Alberto Moraes Novaes (1º vice-presidente), Frederico Borges Stella (1º secretário), Marcelo Bertoni (1º Tesoureiro) e mais 36 participantes.

 
© 2012 - 2017 - GloriaInforma - Todos os Direitos Reservados