Glória de Dourados, 14 de Outubro de 2019
Quarta, 24 de Julho de 2019 - 07h30
Número de eleitores cadastrados por biometria chega a 62,80% em MS
Até o fim de 2020, eleitores de 25 municípios do Estado devem fazer o cadastro

Correio do Estado

Número de eleitores cadastrados no sistema biométrico de votação chegou a 62,80% em Mato Grosso do Sul, segundo informou hoje (23) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Conforme os dados, dos 1.869.063 eleitores do Estado, 1.173.831 já realizaram o cadastro biométrico junto a Justiça Eleitoral, sendo 150 mil neste ano.

Segundo o TSE, até o final de 2020, eleitores de 25 municípios do Estado deverão realizar a biometria, de acordo com a lista de localidades que integram a etapa 2019/2020 do Programa de Identificação Biométrica. 

Municípios incluídos na etapa são Alcinópolis, Anaurilândia, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Bataguassu, Bodoquena, Cassilândia, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Corumbá, Costa Rica, Douradina, Dourados, Itaporã, Ladário, Laguna Carapã, Miranda, Nioaque, Paraíso das Águas, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Terenos e Três Lagoas. 

Além do Estado, esta etapa deve alcançar 35 milhões de eleitores no Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

Onze estados concluíram o processo de cadastramento. Acre, Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins atingiram marca de 100% de eleitores identificados pela biometria. 

CADASTRO BIOMÉTRICO

A biometria é uma tecnologia adotada pela Justiça Eleitoral que permite identificar o cidadãopor meio das impressões digitais, da fotografia e de sua assinatura. 

No momento da votação, o reconhecimento das digitais ocorre por meio de leitor biométrico acoplado ao terminal do mesário. As digitais são únicas em cada indivíduo, o que oferece a garantia de que quem está votando é realmente o titular do voto. 

 
© 2012 - 2017 - GloriaInforma - Todos os Direitos Reservados