Glória de Dourados, 28 de Março de 2024
Sexta, 02 de Março de 2018 - 10h19
Exército se prepara para operações de combate ao crime na fronteira
Militares desenvolvem Operação Rotores do Oeste até o dia 7

Correio do Estado

O 3º Batalhão de Aviação do Exército Brasileiro (Bavex) realiza em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, a Operação Rotores do Oeste. A ação consiste em exercício para aprimoramento das técnicas de confronto, resgate e monitoramento, para emprego em operações de combate ao crime organizado. As atividades seguem até o próximo dia 7, em apoio ao 11º Regimento de Cavalaria Mecanizada, que faz bloqueio e controle de estradas.

Segundo o major André Giangiulio Zielinski, oficial de comunicação social do Bavex, a operação é tratada como "adestramento" de manobras de rapel, desembarque em meio aquático (hellocasting), voo tático, voo em baixa altitude, situações de combate, resgate, combate à incêndio e reconhecimento aéreo, inclusive à noite. "Aproveitamos o treinamento para auxiliar o Regimento de Cavalaria no transporte das tropas", disse.

O objetivo principal do exercício é preparar os militares para atuação em diversas operações, como por exemplo a Operação Ágata, desencadeada pelo Ministério da Defesa e que acontece de forma pontual, ao longo de todo o ano. O preparo se faz necessário diante dos avanços do crime organizando na fronteira, principalmente no que se refere à disputa pelo controle ao tráfico de armas e drogas, travada por facções.

 
© 2012 - 2017 - GloriaInforma - Todos os Direitos Reservados