Glória de Dourados, 29 de Março de 2024
Segunda, 23 de Setembro de 2019 - 07h26
Dia Mundial Sem Carro é hoje, mas "quase ninguém" adere
Data mundial foi criada para tentar incentivar que as pessoas deixem o veículo automotor em casa, pelo menos um dia

Campo Grande News

O dia 22 de setembro foi escolhido para um movimento mundial que tenta incentivar a adoção de transporte mais sustentável pelas pessoas e isso quer dizer, na prática, usar menos veículos movidos a combustíveis poluentes do meio ambiente. Mas, no movimento mais tranquilo de domingo, mas ainda assim normal, fica claro que o Dia Mundial Sem Carro passou batido para a maioria dos campo-grandenses.

Em uma volta pela cidade, no sábado, a reportagem constatou que "quase ninguém" se prepara para seguir a sugestão dos ambientalistas. Alegando necessidade ou comodidade, a opinião mais comum é de que é difícil deixar o hábito de dirigir de lado.

A prova de que o carro é considerado essencial está nítida nos estacionamentos, sempre cheios, na rua e nos shoppings. Mesmo diante da dificuldade de encontrar uma vaga no Centro, conforme conta o autônomo Paulo Cesar Coutinho, de 51 anos. “Venho no Centro todo dia e é sempre complicado, porque nunca tem vaga. Mas mesmo assim prefiro andar de carro por comodidade. Nem sabia que existia essa data”, sorri.

O Dia Mundial sem Carro foi criado há 22 anos, na França, para tentar conscientizar as pessoas sobre os inúmeros problemas do uso excessivo dos veículos, nas cidades, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde dos moradores.

Veículos estacionados na 14 de Julho. (Foto: Adriano Fernandes) Veículos estacionados na 14 de Julho. (Foto: Adriano Fernandes)

“Eu apoio a ideia, acho interessante reservar um dia para andar de bicicleta ou a pé ao invés de usar o carro, mas eu não sabia do dia”, comentou o empresário Douglas Rocha, de 42 anos, que também sequer sabia que este domingo era um dia sugerido para deixar o carro na garagem.

Por conta da rotina Douglas ainda explica que é praticamente impossível não usar o veículo. “Eu uso para ir e voltar do trabalho, para fazer compras para empresa todo dia, por exemplo, além de levar a família então sempre uso o carro”, completa.

estudante Camile Pereira, de 24 anos, também admite que a data acaba passando batido todos os anos, desde que parou de usar o transporte público. “Eu acho que todo mundo que depende de ônibus, sonha em ter um veículo e desde que eu comprei o meu, raramente não uso ele”, comenta.

 
© 2012 - 2017 - GloriaInforma - Todos os Direitos Reservados