Glória de Dourados, 29 de Março de 2024
Quinta, 07 de Fevereiro de 2019 - 07h36
Acordo deve conduzir Simone Tebet à presidência da CCJ
Definição deve ocorrer na próxima terça-feira

Correio do Estado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, confirmou nesta quarta-feira (6) em Plenário que a definição sobre as presidências das comissões permanentes, a serem distribuídas entre os partidos políticos, deve ocorrer na próxima terça-feira (12). No entanto, ele antecipou que já há acordo encaminhado para que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) seja presidida pelo MDB, com indicação provável da senadora Simone Tebet (MDB-MS). 

O parlamentar disse que “praticamente todas as comissões temáticas já estão definidas”. Em discurso após a eleição da nova Mesa, Alcolumbre destacou que “o diálogo e o entendimento” foram decisivos para a divisão dos postos de comando na Casa.

A definição sobre as presidências das comissões permanentes, a serem distribuídas entre os partidos políticos, deve ocorrer na próxima terça-feira (12). Além do acordo que deve conduzir Simone à presidência da CCJ,  também há consenso para que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) seja comandada pelo PSD, com o senador Omar Aziz (PSD-AM).

MESA

O Senado completou hoje a sua Mesa, com a eleição dos demais cargos que ainda estavam pendentes após a eleição do presidente da Casa. A primeira-vice-presidência permanece com o PSDB e será exercida pelo senador Antonio Anastasia (MG). O segundo-vice-presidente será o senador Lasier Martins (Pode-RS), que se transferiu para a legenda nos últimos dias e recebeu a indicação.

Segunda maior bancada da Casa, o PSD (9 senadores) se encarregará da Primeira-Secretaria, com o senador Sérgio Petecão (AC). Já a maior bancada, o MDB (13 senadores), ficará com a Segunda-Secretaria — o indicado foi o senador Eduardo Gomes (TO). É a primeira vez que nenhuma das maiores bancadas ocupa cargos de presidência ou vice-presidência.

A Terceira-Secretaria terá como titular o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e a Quarta, o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS). Os quatro suplentes da Mesa serão os senadores Marcos do Val (PPS-ES), Weverton (PDT-MA), Jaques Wagner (PT-BA) e Leila Barros (PSB-DF).

"Agradeço aos líderes que construíram junto comigo a oportunidade de estarmos efetivando a eleição da Mesa na tranquilidade que o Senado exige de cada parlamentar. O diálogo e o entendimento proporcionaram isso. Com essa composição eu me sinto seguro de conduzir os trabalhos do Senado, dividindo com 11 partidos a responsabilidade de comandar os destinos dessa Casa", disse Alcolumbre.

 
© 2012 - 2017 - GloriaInforma - Todos os Direitos Reservados